Lar Santa Mônica em Fortaleza recebe Van de carga graças a emenda do Congresso Nacional

NOTÍCIAS |22 fev2022

Após a apresentação por um deputado cearense, esse novo recurso facilita muito a logística e gestão diária das necessidades materiais dentro do complexo do projeto social.
O Lar Santa Mônica de Fortaleza é um abrigo com capacidade para cerca de trinta meninas e adolescentes enviadas pelas autoridades competentes que, em seu contexto de origem, sofreram ou estavam em grave risco de terem violação de seus direitos fundamentais ou ataques diretos de natureza criminosa contra sua integridade, como abusos, trabalho ou exploração sexual, abandono ou qualquer tipo de violência.
No lar há toda uma equipe de pessoas para a gestão do centro, atendimento psicológico, assistência social, apoio escolar e acolhimento integral nas três casas-residência. Outros profissionais e voluntários trabalham com os moradores e passam o dia inteiro na instituição.
O Lar Santa Mônica é uma comunidade humana de quase cinquenta pessoas com necessidades logísticas fundamentais para seu bom funcionamento diário: cozinha e alimentos, banheiro e vestuário, material escolar e pedagógico, limpeza e desinfecção, material de escritório… Também é comum receber avisos de doações em empresas cuja coleta requer um veículo com capacidade suficiente.
O deputado federal Célio Studart (Fortaleza, Ceará, 1987) é um advogado pertencente ao Partido Verde, de caráter social-democrata e ambientalista. Ele é um velho amigo do Lar Santa Mônica e dirige sua atividade parlamentar focada em políticas que incentivam a justiça social, a defesa do meio ambiente e a defesa dos animais, área em que é conhecido em sua cidade. Este mesmo deputado quis parabenizar de forma especial o Lar Santa Mônica pelo seu décimo aniversário (2019), apresentando no Congresso em Brasília uma “moção de aplausos e reconhecimento”. Suas visitas de apoio e incentivo à instituição são frequentes.
Em 10 de fevereiro de 2020, Studart apresentou no Congresso Federal uma emenda ao orçamento geral da Assistência Social em que propôs destinar, entre outras instituições, um total de 100.000 reais (pouco mais de 17.000 euros) para o Lar Santa Mônica de Fortaleza através do Fundo Municipal de Assistência Social do município de Fortaleza. Os recursos foram transferidos em 21 de outubro de 2021.
Cada parlamentar (513 deputados e 81 senadores) pode apresentar até 25 emendas no período anual de elaboração da Lei Orçamentária. Isso busca descentralizar os gastos públicos, uma vez que os parlamentares têm um conhecimento mais profundo e concreto da região onde foram eleitos.
Cada emenda implica um projeto detalhado que justifique o uso dos recursos. O Lar Santa Mônica apresentou uma necessidade imediata de ter um veículo de carga para facilitar muito as operações logísticas indicadas acima.

A instituição tem um papel importante no Estado do Ceará; embora seus beneficiários sejam seu objetivo fundamental, e sua gestão seja privada, na realidade é o único lugar preparado para receber menores do Ceará, que tem quase nove milhões de habitantes, dos quais 2,7 milhões vivem na capital. Por isso, tem um papel social que já foi reconhecido por diversos profissionais jurídicos ou entidades de proteção à criança.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Inauguração da nova quadra de basquete do Lar Santa Mônica.

Inauguração da nova quadra de basquete do Lar Santa Mônica NOTÍCIAS 20 SET 2024 Uma empresa dinamarquesa de gestão

O Lar Santa Mônica completa 15 anos com os parabéns da sociedade local pela sua atuação “digna, respeitável e honrosa”

O Lar Santa Mônica completa 15 anos com os parabéns da sociedade local pela sua atuação “digna, respeitável e hon

Os festivais juninos levam ao Lar Santa Mônica a alegria e a diversão com o “Arraiá da ‘cumade’ Mônica”

Os festivais juninos levam ao Lar Santa Mônica a alegria e a diversão com o Arraiá da “Cumade Mônica” NOTÍC

Bottom Image