O Museu de Fotografia de Fortaleza tem como foco as beneficiárias do Lar Santa Mônica

NOTÍCIAS 27 JUN 2024

As meninas e adolescentes beneficiadas pelo projeto, participaram nos últimos quatro meses, de um curso que as encheu de momentos felizes, de descobertas, aumentou a capacidade de observação e até lhes deu a oportunidade de expor seus trabalhos.

Foto: Lar Santa Mônica

O Lar Santa Mônica dos Agostinianos Recoletos, em Fortaleza, oferece abrigo e educação integral a meninas e adolescentes que, por decisão judicial, necessitam de espaço protegido e atendimento especializado após terem sofrido abusos, violência ou qualquer tipo de violação de seus direitos.

São muitos os amigos, colaboradores ou voluntários, indivíduos ou grupos e instituições, que proporcionam a essas meninas e adolescentes momentos de especial alegria e aprendizado. Um deles, há quatro meses, é o Museu de Fotografia de Fortaleza, cuja sede fica na Rua Frederico Borges, 545, bairro Varjota, capital cearense.

Tem sido uma experiência transformadora que tem utilizado a fotografia para atingir vários objetivos: promover habilidades artísticas, encontrar novas formas de ver o espaço e a realidade, compreender o que são as perspectivas e as suas implicações…

Através de um curso de fotografia, as beneficiárias do Lar Santa Mônica superaram um novo desafio, o de oferecer uma exposição pública dos seus trabalhos e receber um certificado de aptidão após a conclusão do curso.

Não só aprenderam a encerrar a beleza enquadrando-a e transformando um momento único e irrepetível, mas ultrapassado, em algo perene: promoveram a autoestima, a sua inclusão social, a sua expressão criativa, definiram as suas próprias ideias, contaram as suas próprias histórias através de imagens.

 

Foto: Lar Santa Mônica

Os profissionais do Museu da Fotografia compartilharam seus conhecimentos com aulas teóricas e práticas sobre composição, enquadramento, iluminação, edição e até alguns toques na história dessa forma de comunicação. As aulas eram, ora no próprio Lar Santa Mónica, ora em passeios para captação de imagens e aplicação dos novos conhecimentos.

Para as beneficiárias foi a primeira vez que viram e utilizaram uma câmera fotográfica profissional. Seus rostos refletiam entusiasmo e espanto em todos os momentos. Esses rostos se repetiram no dia 9 de junho, quando receberam o diploma que comprovava sua participação no curso. Seus instrutores, os representantes institucionais do Museu de Fotografia e os convidados do evento ouviram o que essa experiência significou para as beneficiárias e para seus instrutores, que raramente têm a oportunidade de ter alunas tão especiais.

Para nos ajudar a continuar a manter nosso trabalho, doe no link abaixo:

Foto: Lar Santa Mônica

As fotos resultantes deste curso estão agora expostas no Lar Santa Mônica durante todo o mês de junho. É o olhar das menores, a sua sensibilidade, a sua forma de ver as paisagens e o quotidiano. Você pode descobrir onde seu olho colocou cada detalhe, cada emoção.

Este curso, assim como muitos outros oferecidos através de voluntários e colaboradores, são uma grande oportunidade para as beneficiárias na sua inclusão social, elas descobrem as suas próprias conquistas, o seu empoderamento, o seu desenvolvimento humano e pessoal, veem novos nichos de expressão e horizontes pessoais que nos seus contextos de origem dificilmente poderiam ter ocorrido.

O Lar Santa Mônica e a Família Agostiniana-Recoleta agradecem ao Museu de Fotografia e seus profissionais por esta oportunidade. Transformar vidas e criar um futuro digno, inclusivo e justo para as vítimas de abuso, é uma responsabilidade de toda a sociedade, uma nova forma de proteção para aqueles que procuram um novo começo.

Foto: Lar Santa Mônica
Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

O Lar Santa Mônica completa 15 anos com os parabéns da sociedade local pela sua atuação “digna, respeitável e honrosa”

O Lar Santa Mônica completa 15 anos com os parabéns da sociedade local pela sua atuação “digna, respeitável e hon

Lar Santa Mônica, espaço modelo para sensibilizar e testemunhar a luta contra a exploração, abuso, abandono e violências contra crianças e adolescentes

Lar Santa Mônica, espaço modelo para sensibilizar e testemunhar a luta contra a exploração, abuso, abandono e violê

A liderança da ARCORES Internacional visita Fortaleza

A liderança da ARCORES Internacional visita Fortaleza NOTÍCIAS 27 JUN 2024 O presidente e o vice-presidente da Rede In

Bottom Image