O Lar Santa Mônica, no Conselho de Jovens Leitores do jornal O Povo

NOTÍCIAS  13 abr 2023

É a terceira edição deste Conselho, que o principal jornal de Fortaleza promove, e nele o título de “jovem leitor” já foi conferido a 46 jovens integrantes de 43 entidades cearenses, entre elas o Lar Santa Mônica, representado em Paulo Augusto da Costa Bezerra Filho.

Foto: Lar Santa Mônica

O gosto pela leitura e a grande vontade de transformar a sociedade: esses são os ingredientes comuns das pessoas que compõem o Conselho de Jovens Leitores promovido pelo jornal local O Povo, nascido em 1928 e desde então referência na defesa dos direitos civis , liberdade de expressão e crítica às oligarquias e à política corrupta.

No dia 31 de março, no Museu da Fotografia de Fortaleza (Ceará, Brasil), este jornal organizou a terceira edição do Conselho, entregando solenemente aos seus novos membros, o diploma que os credencia. Um dos premiados foi Paulo Augusto da Costa Bezerra Filho, colaborador do Lar Santa Mônica dos Agostinianos Recoletos.

Foto: Lar Santa Mônica

Paulo Augusto tem 24 anos, é especialista em marketing e trabalha como community manager nas redes sociais do Lar Santa Mônica, projeto dos Agostinianos Recoletos que luta contra o abuso, a exploração, o abandono, a violência ou qualquer violação dos direitos fundamentais das meninas e adolescentes menores de idade, que são encaminhadas à instituição pelas autoridades competentes, em regime de internato.

Foto: Lar Santa Mônica

Os novos membros do Conselho de Leitores são 46 jovens que reúnem as condições necessárias, sendo a principal proposta por uma entidade ou instituição ligada à transformação social e à solidariedade. São essas instituições que os propõem a fazer parte do Conselho, desde que nele tenham participado anteriormente como voluntários, colaboradores ou trabalhadores.

Um total de 43 entidades cearenses enviaram um representante que, como membro do Conselho, participa de reuniões mensais onde discutem como melhorar as publicações do grupo O Povo: avaliação das publicações e artigos, dúvidas sobre a linha editorial, proposta para debates públicos…

Trata-se de uma equipe de apoio à democratização e pluralização do trabalho jornalístico, coordenada pelo diretor corporativo do jornal, o jornalista Cliff Villar, que assim fala do papel deste Conselho de Jovens Leitores:

“A participação deles rejuvenesce a nossa visão. De certa forma, é uma confirmação do nosso DNA, a confirmação de que nós somos um veículo fundado por um poeta há 95 anos. Nosso grande desafio é continuarmos jovens sendo uma empresa tão longeva, é seguir inovando e mantendo a tradição de um jornal quase centenário. E o Conselho traz muito disso, um pensamento mais livre e crítico, ao mesmo tempo que são jovens com muito ímpeto de participar. Isso nos move”.

A solenidade contou com a presença de Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Governo do Ceará, que acredita que esses jovens vão estimular o espírito crítico e a defesa social dos direitos das pessoas. Sugeriu também que poderiam ser bons colaboradores no eventual desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude.

Entre os membros do Conselho, junto com o representante do Lar Santa Mônica, estão outros de movimentos que lutam pelos direitos das minorias ou pelo desenvolvimento rural; do mundo do direito, do comércio ou empresariado; de projetos culturais, musicais e bibliotecários; de associações que apoiam crianças ou pessoas ativas nos bairros mais desfavorecidos; projetos de saúde, ciência, tecnologia e meio ambiente; projetos educativos…

Para nos ajudar a continuar a manter nosso trabalho, doe no link abaixo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Inauguração da nova quadra de basquete do Lar Santa Mônica.

Inauguração da nova quadra de basquete do Lar Santa Mônica NOTÍCIAS 20 SET 2024 Uma empresa dinamarquesa de gestão

O Lar Santa Mônica completa 15 anos com os parabéns da sociedade local pela sua atuação “digna, respeitável e honrosa”

O Lar Santa Mônica completa 15 anos com os parabéns da sociedade local pela sua atuação “digna, respeitável e hon

Os festivais juninos levam ao Lar Santa Mônica a alegria e a diversão com o “Arraiá da ‘cumade’ Mônica”

Os festivais juninos levam ao Lar Santa Mônica a alegria e a diversão com o Arraiá da “Cumade Mônica” NOTÍC

Bottom Image