Apenas 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são denunciados. Não silencie essa dor. Ajude.
O Lar Santa Mônica celebra seus 12 anos de vida com uma campanha institucional sem precedentes.

Com a colaboração da Agência de Comunicação Delantero e a Tv Jangadeiro, a televisão local afiliada à rede nacional SBT, o projeto dos Agostinianos Recoletos em Fortaleza contra o abuso e a exploração de meninas e adolescentes chegou a muitas casas no Ceará e até aos olhos dos motoristas.

Não havia melhor maneira de celebrar o 12º aniversário do Lar Santa Mônica dos Agostinianos Recoletos em Fortaleza do que enviando uma mensagem clara e específica a todos os que a pudessem ouvir; uma mensagem não centrada na própria instituição, mas em seus objetivos: a defesa da dignidade das meninas e adolescentes que sofreram ou correm sério risco de sofrer algum tipo de grave violação de seus direitos: abuso, exploração comercial, exploração laboral, abandono, violência física ou psicológica?

A Agência de Comunicação Delantero quis colaborar, sabendo que embora o Lar Santa Mônica tenha tentado ajudar durante doze anos, este flagelo não tem cessado. Muito trabalho ainda é necessário tanto na prevenção quanto na luta direta contra os agressores e os responsáveis por tanta dor, que nunca deve ficar impune.

Segundo dados do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Brasil, apenas 10% dos casos de abuso sexual de meninas e adolescentes são relatados. Mais uma vez, a pandemia teve consequências indiretas muito graves também aqui. A maior parte do abuso é cometida no contexto familiar imediato da vítima.

Sem escola, adultos e idosos incapazes de sair de suas casas, o número de queixas diminuiu, mas os dados apoiam o fato de que o número de crimes tem aumentado logicamente. Por um lado, favorecendo as condições para que esses abusos ocorram; por outro, eliminando algumas das formas naturais de detectá-los, como escolas, centros sociais, centros educativos…

A colaboração entre o Lar Santa Mônica, a Agência de Comunicação Delantero e o Sistema Jangadeiro (SBT) resultou na campanha “Não silenciar esta dor”, cujo objetivo principal é incentivar a denúncia de casos de violência que são conhecidos nas proximidades. Ao mesmo tempo, o Lar Santa Mônica é apresentado como um espaço de recuperação e promoção da dignidade dos menores de idade.

A campanha ganhou muito espaço público, com muitos veículos de comunicação promovendo-a (Público A, Nosso Meio, TV Nordeste, o programa Todo mundo ama), e até ganhou espaço público nas ruas, com a veiculação do anúncio em painéis localizados em importantes cruzamentos na capital cearense, um ao lado do Shopping Salinas e do Centro de Eventos do Ceará e outro na esquina das avenidas Virgílio Távora e Padre Antônio Tomás.

O programa “Todo mundo ama” apresentou uma entrevista com uma das idealizadoras da campanha, a publicitária Nathália Xavier, que explicou que o foco principal da campanha é a denúncia, o evento mais importante para impedir definitivamente cada um dos casos que ocorrem. Sem a denúncia, o agressor continuará abusando impunemente e a vítima não será capaz de enfrentar ou se recuperar da agressão.

Nathália indicou que todo o processo da campanha surgiu de um debate entre publicitários, jornalistas e educadores no Lar Santa Mônica. Ela também procura fornecer ao Lar Santa Mônica mais meios para realizar seu trabalho, sempre no melhor interesse de seus beneficiários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Inauguração da nova quadra de basquete do Lar Santa Mônica.

Inauguração da nova quadra de basquete do Lar Santa Mônica NOTÍCIAS 20 SET 2024 Uma empresa dinamarquesa de gestão

O Lar Santa Mônica completa 15 anos com os parabéns da sociedade local pela sua atuação “digna, respeitável e honrosa”

O Lar Santa Mônica completa 15 anos com os parabéns da sociedade local pela sua atuação “digna, respeitável e hon

Os festivais juninos levam ao Lar Santa Mônica a alegria e a diversão com o “Arraiá da ‘cumade’ Mônica”

Os festivais juninos levam ao Lar Santa Mônica a alegria e a diversão com o Arraiá da “Cumade Mônica” NOTÍC

Bottom Image