Home » Serviços » Educação

Educação

Desde a sua inauguração em novembro  de 2014, o Centro Cultural Santo Agostinho recebe as meninas acolhidas do Lar Santa Mônica para que elas tenham atividades acadêmicas.

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h da manhã. Um grupo de professores ministram aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Alfabetização e o reforço escolar. Além disso, as meninas participam também no Centro Cultural de um Projeto Participativo junto ao Diretor da Instituição, Fr. Alberto Moreno – OAR.

No Centro Cultural, as meninas estão divididas por faixa etária e nível de conhecimento. Entretanto, por dificuldades cognitivas, para algumas delas essa diferença é irrelevante. São meninas que chegam à Unidade de Acolhimento com um  déficit de aprendizagem que, já a uma certa idade,  é bastante difícil de solucionar. Porém, com bastante dedicação e esforço, a maioria dessas meninas vem superando ao longo de sua permanência no Lar as dificuldades que a vida apresenta.

Fr. José Luis – OAR – ministra aulas de Matemática desde que o centro foi fundado e não mede esforços para se fazer presente todas as quartas-feiras do mês par auxiliar as meninas no desenvolvimento do raciocínio lógico. Isso tem contribuído bastante no desempenho escolar das meninas. Uma delas conquistou um dez na média escolar.

As meninas recebem um apoio na realização das tarefas escolares. São duas horas dedicadas exclusivamente à realização dessas obrigações. Participam ainda de uma atividade de incentivo à tabuada, para que possa memorizar e aprender de forma mais lúdica as tabuadas de multiplicar.

Uma Gincana Literária está na programação anual do Centro Cultural. É uma atividade de incentivo à leitura e disseminação da Literatura Brasileira. Este ano, haverá ainda uma gincana científica, abordando conhecimentos gerais.

Os passeios ao teatro, cinema e demais eventos culturais também estão na programação anual do Centro Cultural para que as meninas acolhidas tenham a oportunidade de conhecerem e vivenciarem a arte, tão colaboradora no desenvolvimento emocional e intelectual das meninas.

Uma das dificuldades encontradas no Centro Cultural está relacionada às questões emocionais das meninas acolhidas. Muito feridas pela vida, muitas vezes elas não tem a concentração necessária para um aprendizado de qualidade. Apesar do esforço e dedicação  das psicólogas e de toda a equipe para que elas possam superar essas tristezas, as marcas são muito profundas e estorvam muitas vezes o processo de ensino-aprendizagem.

Enfim, é o Centro Cultural o espaço para a concretização do carisma Agostiniano Recoleto: ciência e amor!

Contato

(85) 3469.9177

(85) 9 8894-1135

larsantamonica@agustinosrecoletos.org.br

Av.Alberto Craveiro, 2222, Boa Vista, CEU

Cadastre-se na nossa Newslleter