Home » Serviços » CAPSA

CAPSA

A ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS (ABARF), realiza atividades psicossociais no CAPSA- Centro de Atendimento Psicossocial Santo Agostinho, situado na Av. 20 de Janeiro  na Barra do Ceará.

Todas as sextas-feiras são atendidas cerca de 30 famílias,  totalizando em média  120 atendimentos mensais as famílias da periferia de Fortaleza.

De uma forma indireta o projeto atende em média mais de 800 pessoas, que através das mulheres (mães de famílias), recebem encaminhamentos para garantir seu direito à cidadania.

Esses serviços são encaminhamentos a órgãos públicos, equipamentos de atendimentos CRAS –CREAS – CAPS-AD e outros.

Também são realizadas palestras socioeducativas, associadas a círculos de conversas. Tais palestras são ministradas pelos profissionais do CAPSA – assistente social e psicóloga, assim como pessoas convidadas, provindas de diversos órgãos públicos ou privado, (dependendo da temática abordada).

As famílias recebem no final do atendimento uma cesta básica, para que as mesmas possam suprir suas carências alimentares por algum tempo.

As ações preventivas do Centro de Apoio Psicossocial Santo Agostinho, têm como pano de fundo, contribuir com o fortalecimento das medidas de prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes e do sistema de proteção e recuperação de meninas vítimas de abuso e exploração sexual.

Os encaminhamentos realizados ao publico infanto-juvenil, tem como objetivo minimizar a problemática do uso de drogas e reinserções ao ensino formal, o encaminhamento para cursos profissionalizantes e a manutenção de vínculos com a família, diminuindo a cultura da ruas.

O atendimento psicológico se realiza com as mulheres que vem para o projeto e para os familiares que compõe o nuclear familiar, quando necessário.

No mesmo dia no período da tarde são realizadas visitas familiares, no intuito de verificar em loco as demandas e necessidades de cada família. Esse momento é de suma importância para dar transparência e credibilidade as famílias em suas demandas.

Contato

(85) 3469.9177

(85) 9 8894-1135

larsantamonica@agustinosrecoletos.org.br

Av.Alberto Craveiro, 2222, Boa Vista, CEU

Cadastre-se na nossa Newslleter